Um processo foi aberto contra o jogo Roblox pelo governo do estado do Kentucky, nos Estados Unidos. A plataforma é acusada de ter se tornado “um playground para predadores que querem causar mal a nossas crianças”, segundo o advogado-geral do estado, Russell Coleman.
As alegações são veementemente negadas pela Roblox Corporation. Em comunicado, a empresa afirmou ser uma líder do setor em segurança e que o processo se baseia em informações desatualizadas.
As Acusações do Governo do Kentucky
No processo, é alegado pelo estado que, apesar das garantias de segurança dadas aos pais, o jogo é na verdade “um campo de caça para predadores de crianças”. A empresa é acusada de se recusar a implementar “controles básicos de segurança”.
“Nossas crianças não estão seguras no Roblox”, foi o que disse Coleman em um comunicado à imprensa. Segundo ele, a empresa “conscientemente facilita” a exploração online para poder continuar lucrando, permitindo que criminosos cometam crimes abertamente na plataforma.
A Defesa da Roblox Corporation
As acusações foram negadas pela Roblox em um comunicado enviado ao site PC Gamer. A empresa afirma que mais de 100 novos recursos de proteção foram lançados apenas em 2025 e que o processo se baseia em informações “desatualizadas e fora de contexto”.
Foi reforçado pela empresa que o compartilhamento de imagens via chat não é permitido e que as conversas são monitoradas e filtradas. Além disso, foi anunciado que uma ferramenta de estimativa de idade facial será exigida para todos os usuários que acessarem os recursos de comunicação até o final do ano. (A matéria original pode ser lida no PC Gamer).



