A divisão de jogos Xbox está sendo pressionada pela Microsoft para que uma margem de lucro acima da média atual seja produzida. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23) pela agência de notícias Bloomberg.
Uma meta geral de 30% de “margens de responsabilidade”, termo usado internamente pela empresa, foi estabelecida pelos executivos nos últimos dois anos. Esse novo objetivo é considerado muito acima da média praticada na indústria de videogames.
A Meta de 30% Comparada ao Mercado
Segundo estimativas da S&P Global Market Intelligence, a margem de lucro média do setor foi registrada entre 17% e 22% nos últimos anos. No caso específico do Xbox, essa margem foi mantida entre 10% e 20% nos últimos seis anos.
Para responder a essa nova pressão por lucratividade, vários produtos foram cancelados, preços de serviços foram aumentados e milhares de empregos foram cortados pela divisão de jogos, segundo as fontes da Bloomberg. [Xbox ROG Ally Surge no Brasil por Mais de R$ 9 Mil; ASUS Alerta Para Mercado Cinza].
O Impacto da Nova Estratégia
A nova meta é vista por analistas como algo no limite do que pode ser atingido por um estúdio. Foi dito por Neil Barbour, analista da S&P Global, que uma margem de 30% “geralmente é reservada para uma editora que está realmente acertando em cheio” em um ano de expansão.
Ainda não se sabe quais serão os próximos movimentos da divisão Xbox para atingir a meta. No entanto, é provável que uma redução de custos ainda maior e um foco intenso em franquias mais lucrativas sejam adotados pela empresa. (A reportagem original pode ser lida na Bloomberg). [Próximo Xbox Será Mais Forte e Caro que o PS6, Aponta Vazamento].



